sábado, 17 de julho de 2010

Selos de Eficiência Energética

Somente os produtos que apresentam o melhor desempenho energético em sua categoria podem receber um selo de eficiência energética. Ter um desses selos significa que estes produtos foram premiados como os melhores em termos de consumo específico de energia.


Para os equipamentos elétricos domésticos etiquetados é concedido o Selo PROCEL:

Para aparelhos domésticos a gás é concedido o Selo CONPET:
-

Por que Usar a Energia de forma Eficiente?

Em primeiro lugar, ao usar a energia de maneira eficiente, você paga menos pela sua conta de luz. Este já é, com certeza, um ótimo motivo. Além disso, você também estará ajudando a preservar as fontes de energia.


Antes de tudo, é importante lembrar que a energia elétrica serve para melhorar a sua qualidade de vida, trazendo conforto e comodidade. E você deve aproveitar tudo isso ao máximo.


Por isso, economizar energia não significa deixar de ver televisão, nem passar calor para não ligar o ar-condicionado.


O segredo está no uso de equipamentos elétricos eficientes, sem desperdício.

Como Cálcular o Custo Mensal de um Equipamento em meu Orçamento?

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer a potência do equipamento. Procure no manual do fabricante esta informação. Em seguida, faça o cálculo da seguinte forma:

Potência do Equipamento (W) x Número de horas utilizadas x Número de dias de uso mês, dividido por 1000

Para achar o valor em Reais multiplique o consumo médio mensal em kWh pelo valor da tarifa cobrada pela concessionária local.

Como usar o Ferro Elétrico?

Acumule sempre a maior quantidade de peças de roupa possível, para ligar o ferro o mínimo de vezes.

Passe primeiro as roupas delicadas que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.

Evite utilizar o ferro elétrico quando vários aparelhos estiverem ligados para evitar que a rede elétrica fique sobrecarregada.

Não deixe o ferro ligado sem necessidade.